Nesta segunda-feira (05/01), o Portal MV em Ação libera para a comunidade de escritores, leitores e demais integrantes do Mundo Virtual uma entrevista da nossa repórter Luciana Fernandes com a autora Selma Dumont, cuja novela Noção do Perigo retorna com sua Fase 2 na programação semanal da emissora Ranable Webs. A obra se passará na faixa das 21h pela emissora, logo após a exibição de outra novela, a Desejos no Paraíso. A classificação indicativa da novela Noção do Perigo é não recomendado para menores de 16 anos.
![]() |
| Banner de Noção do Perigo. Imagem: Reprodução/ Ranable Webs |
Interessados em saber como aconteceu a entrevista? Confira a entrevista com a autora do roteiro das duas fases da novela Noção do Perigo! E não deixe de fazer seus comentários após a leitura do bate-papo!
![]() |
| Avatar da entrevistadora Luciana Fernandes. Imagem da personagem Sophie do filme O Castelo Animado. |
LUCIANA FERNANDES: Olá gente! O Portal MV em Ação entrevista Selma Dumont, autora da webnovela Noção do Perigo que retomará em sua segunda fase nesta segunda-feira (5/01) pela emissora Ranable Webs. A trama de romance e drama é recomendada para 16 anos ou mais e é exibida segunda e sexta. Aviso aos nossos acompanhantes que a nossa entrevista vai ter spoliers da primeira fase, que iniciou e finalizou em 2025. É uma honra ter você aqui, Selma, e por ter aceito fazer essa entrevista para nosso portal. Agradecemos ter sua presença! Fique a vontade para fazer suas declarações iniciais, Selma, e também para breve apresentação a acompanhantes nossos que possam estar te conhecendo agora.
![]() |
| Imagem de avatar da autora Selma Dumont. |
SELMA DUMONT: Olá, Portal MV. É uma honra vir aqui a convite da Luciana, falar o meu trabalho e sobre esse meu projeto que me trouxe imensas realizações. Escrevo web novelas desde 2018, comecei no Ranable Webs, mas também já tive passagens pelo extinto Web Novelas Channel entre 2018 e 2019, mas no fim de 2020 retornei ao RW, de onde nunca mais saí!
LUCIANA FERNANDES: Como você resumiria, para as pessoas que nos acompanham na entrevista, o enredo de Noção do Perigo?
SELMA DUMONT: Um enredo de ação, muito suspense e também romance, com ganchos sempre impactantes. Temos a Talita, uma protagonista imperfeita, que em legítima defesa, assassina sua ex melhor amiga, Alice.
Para fugir da vingança da família de Alice, Talita se abriga com a tia, a sexóloga Yara, que mora com os amigos Priscila e Marcelo, um casal fora do normal, adeptos ao swing. Talita acaba se envolvendo com o casal, formando um trisal mesmo. Mas fica subentendido no fim da primeira fase se Talita está interessada no amor ou no dinheiro do casal... Isso logo iremos descobrir.
Imagem da cidade de Diamantina, um dos cenários da novela Noção do Perigo. Foto: Reprodução/Blog Viajando Bem/ Rogerio Milani.LUCIANA FERNANDES: Opa! Essa deixa dá um gostoso suspense aos leitores da fase 1, com certeza! Selma, você pode nos contar as inspirações que você teve para começar a elaborar a história de Noção do Perigo? E o porquê do cenário ser Minas Gerais e Rio de Janeiro?
SELMA DUMONT: Minhas ideias começaram no início de 2024, quando passei um delicioso carnaval na cidade de Diamantina. Achei encantadora a arquitetura cidade, as cachoeiras, a agitação. Aquilo tudo me inspirou.
Eu já há muito tempo tinha vontade de escrever uma história com pano de fundo em uma universidade, e o fato de Diamantina ser uma cidade universitária só ajudou.
Também sempre tive em mente que a trama da mocinha também seria uma trama de superação. Que no decorrer, ela se viraria uma top model de moda praia, um símbolo sexual. Por ser um estado ao lado de Minas Gerais, escolhi o Rio de Janeiro como cenário do segundo ato da trama.
LUCIANA FERNANDES: Bom saber o que levou a escolha de Diamantina e do Rio! Mais uma perguntinha... Na novela, acompanhamos a protagonista Talita com desafios de sua vida provocados pelas artimanhas da invejosa Alice, quem ambiciona objetivo seguindo um culto e querendo prosperidade. Que ideia te inspirou, Selma, a esses elementos de religiosidade através da expressão religiosa da Katia (sensitiva mãe de Alice, tem fé nos orixás) e do culto que Alice participa?
SELMA DUMONT: Claro!! Bom, a vilã precisa de uma motivação para existir. Confesso que estava com dificuldade para encontrar uma motivação para que Alice odiasse Talita com todas as forças e algo que fizesse o público aceitar e apoiar o assassinato. A seita maligna logo veio em minha mente e trabalhei bastante essa ideia, para que ficasse crível.
E como contraponto da religiosidade tóxica, coloquei Kátia, uma mulher candomblecista. O Candomblé ainda é mal visto por boa parcela da sociedade que o associa à trabalhos de maldade.
Quis mostrar que o Candomblé é sim uma religião do bem e totalmente oposta à entidades que pregam o mal.
LUCIANA FERNANDES: Na obra, Selma, percebi ao ler que um dos temas principais dos personagens é a sexualidade. Por exemplo, vemos nessa fase 1 a Giovanna, amiga de Alice, se descobrindo e o casal Priscilla e Marcelo querer agitar aventuras na relação, relacionando-se com outros, como a ambiciosa modelo Laura, e em ir em casas de swing. Como autora, na história você diria que o sexo é uma via de poder? Ou você possui outro pensamento sobre o tópico da sexualidade na história?
SELMA DUMONT: A personagem Giovanna foi abraçada pelo público logo de cara. É uma das minhas personagens favoritas, justamente por essa identificação. Uma jovem adulta lésbica que acaba de se descobrir, e logo em sua primeira paixonite vê que nem tudo são conto de fadas.
Já o caso de Marcelo e Priscila é diferente. São duas pessoas adultas e maduras que sabem muito bem o que quer. Além daquele jogo de poder. É um casal que não suporta monotonia. A personagem Laura entra como o contraponto de Talita (que talvez nem seja tão contraponto assim).
Laura é fria e calculista, planeja exatamente cada passo, se utilizando de sua beleza e sexualidade. Já Talita vai descobrindo as coisas no momento, construindo sua personalidade a cada capítulo.
E sim, o sexo é sem dúvidas uma via de poder. Talita e Laura mostram na prática. (Risos)
LUCIANA FERNANDES: Selma, em Noção do Perigo, acompanhamos na fase 1 acontecimentos na cidade de Talita e na de Yara com Marcelo e Priscilla até esses quatro personagens se encontrarem na trama devido a artimanhas de Alice e sua mãe Heloísa na vida de Talita e suas pessoas íntimas. Selma, como foi seu processo criativo para construir esses personagens e seus arcos narrativas na fase 1? Quais são suas maiores referências nessa construção?
SELMA DUMONT: Ótima pergunta, Lu. Até o capítulo 6 o público não tinha ideia da relação de Talita e Yara. Pareciam até duas novelas diferentes. Acredito que a surpresa do público ao descobrir o "parentesco" das duas tenha atiçado ainda mais a leitura. Enquanto escrevia a primeira fase, vi novelas como Felicidade, Insensato Coração, Babilônia, Em Família, etc... Todas essas têm escolhas narrativas muito específicas e bem pensadas. Me inspirei em alguns trechos, claro, adaptando. Acho que o resultado ficou legal, dando dinamicidade.
LUCIANA FERNANDES: Um outro ponto na trama da novela são as dinâmicas familiares, como a de Talita e da finada Alice. Há um contraste de como cada uma das matriarcas são. A de Talita tem uma família imperfeita, mas com muito amor. Já a de Alice possui instabilidade psicológica, mas parece se importar profundamente com as suas filhas ao contrário do seu marido poderoso Fernando. Há intenções em você demonstrar essa divergência?
SELMA DUMONT: Sim, há intenções. Quis mostrar como uma mãe tóxica e narcisista como a Heloísa, pode influenciar suas filhas a entrarem em caminhos obscuros (foi o que aconteceu). O Fernando, pai da Alice, pouco se importa com os problemas familiares, ele quer é sossego, talvez por isso feche os olhos para as besteiras da mulher e das filhas, veremos até quando.
Já na família Martins, pensávamos que todos eram perfeitos e tudo era festa, até vermos o caso de Antônio com a vizinha Dora. Uma enorme quebra de expectativa.
LUCIANA FERNANDES: Agora, vamos passar a falar ainda mais um pouco dessa fase 1. Além de Talita, Yara, Priscilla e Marcelo, pode compartilhar como você avalia o processo na história de outros personagens e dos romances?
SELMA DUMONT: Romance é um tema que amo. Gosto bastante de escrever casais, principalmente aqueles imperfeitos, coisa que teremos bastante na fase dois!
O casal Giovanna e Camila quase pegou, se não fosse a falta de compromisso e consideração de Camila. Isso é algo real, todos nós já conhecemos alguém irresponsável assim.
O caso de Rodolfo e Talita também foi um arco que amei escrever. Um homem que errou muito com a ex namorada, mas ainda acha que tem o direito de tê-la de volta. Retrato de uma parcela da sociedade que claramente odeia mulheres.
O Rodolfo ainda iniciará um romance com outra personagem dessa história logo no capítulo de hoje, fazendo o maior escarcéu na vida da coitada (risos)
Mas com certeza, meu preferido é o trisal Talita, Priscila e Marcelo. Escrever aquelas cenas são como uma terapia.
LUCIANA FERNANDES: Selma, quais são suas considerações após o fim da fase 1 de sua novela? Como autora, você viu algum imprevisto com o que esperava de reação do público ou até com as suas próprias primeiras ideias planejadas pra o enredo? Em consideração com seus trabalhos anteriores no MV, como foi para você a fase 1 de Noção do Perigo veiculada pela Ranable Webs?
SELMA DUMONT: Com o fim da fase 1, considero Noção do Perigo minha melhor novela. Tem a melhor escrita, os personagens mais complexos e realistas. Tive algumas críticas no primeiro capítulo, mas filtrei aquilo que achava bom e ruim, e o resultado foi bem satisfatório para o público que acompanhou. Creio que a fase dois ainda reforçará a ideia inicial que os espectadores possuem.
A grande parte dos feedbacks foram positivos. A maior crítica veio de um site de críticas, o blog da Felipa. Mas vejo que todas as críticas são bem vindas e faço tudo que puder para melhorar.
LUCIANA FERNANDES: Pode nos falar como foi o processo da seleção da trilha sonora da parte 1 da novela?
SELMA DUMONT: Trilha sonora também é um assunto que tenho muito apreço. Gosto de misturar ritmos. Cada núcleo possui o seu ritmo. O axé, o MPB e o pop brasileiro dominam toda a narrativa. Aliás, essa trama possui apenas uma música internacional em sua trilha.
LUCIANA FERNANDES: Selma, na fase 1 acompanhamos o desenrolar da briga entre Laura e Talita, o caso do marido de Katia com a vizinha Dora, a química entre Yago e Yara e o personagem Rodolfo, ex-namorado de Talita, querer ela de volta e com agitos acontecendo na vida de Yasmim e de Giovanna. O que os leitores podem esperar da fase 2 da novela Noção do Perigo, Selma? Pode dar uma palhinha do que pode agitar a trama além do retorno de Heloísa a ativa e da irmã gêmea de Alice, a Luana? O tom vai se diferenciar da fase 1?
SELMA DUMONT: O leitor pode esperar ainda mais mistério e mais acontecimentos. A fase 2 trará os desfechos dos personagens além de novas histórias e alguns temas sociais como drogas e gravidez indesejada.
Já posso adiantar que a ativa de Luana revelará mistérios que ninguém sequer poderia imaginar.
A trama continuará no mesmo ritmo, mesmo tom de diálogo. Nesse sentido não haverá mudanças bruscas. Mas as revelações estão bemm empolgantes!
LUCIANA FERNANDES: Estamos no final da nossa entrevista! De novo, agradeço, Selma, por concordar em ser entrevistada para o Portal MV em Ação para falar das duas fases da novela Noção do Perigo! Selma, quer dar um recado para os seus leitores? Fique a vontade para divulgar a fase 2 de Noção do Perigo, atiçar sua audiência e fazer suas considerações finais!
SELMA DUMONT: Eu que agradeço por você estar me dando a oportunidade de vir aqui neste programa maravilhoso para divulgar o meu trabalho. E quero dizer pro pessoal para que não percam essa segunda fase de Noção do Perigo. Tô escrevendo com todo amor e empenho pra entregar qualidade pros meus amados leitores. Cada gancho vai te dar vontade de voltar no próximo, são muitos acontecimentos e cenas quentíssimas.
Quero dizer também que estou contando com a ajudinha especial da Keya Barrozo, minha amiga de anos, pra escrever certas cenas mais complicadas. Tá ficando o máximo!
Quero agradecer a você Luciana, por ter lido a obra, espero que tenha gostado. E também agradecer aos leitores fieis: Dariana, Iuri, Ezel, entre muitos outros que estão sempre engajando.
LUCIANA FERNANDES: Recado dado, pessoal! Essa foi uma entrevista com a autora Selma Dumont sobre as duas fases de sua webnovela Noção do Perigo, cuja fase 1 você encontra toda no site da Ranable Webs e cuja fase 2 estreia pela noite de hoje (05/01) no horário de Brasília. Foi um prazer estar aqui em minha primeira entrevista pelo Portal MV em Ação! Fiquem em paz, descansem bem e tchau tchau!




