COMO NASCEU O PORTAL?
Entre novembro e dezembro de 2025, um grupo informal de autores e leitores da comunidade Mundo Virtual no Whatsapp tem uma sensação de um movimento menor do que em outros anos. Entre preocupações e desejos de melhorias, viu-se, como uma ferramenta de crescimento do MV, um blog de portal de notícias como uma forma de lutar contra o que foi percebido como crise na comunidade. Sem a intenção de querer ser superior a outros canais de comunicação que já ajudavam na divulgação de bastidores e obras da comunidade, como o Portal Felipa e o Portal Framboesa, organizou-se uma votação para o nome do novo portal e também se observou quais pessoas do grupo gostariam de participar como colaboradores do blog. O novo portal teria como missão dar atenção sem desprezo a autores, canais de comunicação e obras veteranas e novatas. E, além desse detalhe, o novo portal entraria em consideração seus colaboradores terem outras atividades em suas agendas.
Com as opções inclusas como Clube da Caneta, Além do MV e Painel da Escrita, foi escolhido nesse grupo informal o nome MV em Ação. Após a triagem dos que poderiam colaborar no blog, criou-se o e-mail oficial do portal e, em um grupo próprio para os colaboradores, começou a organização para investir no blog. A estreia do blog do Portal MV em Ação ficou para dia 2 de janeiro de 2026, enquanto suas redes sociais já fariam um "esquenta" desde o da previsto 26 de dezembro de 2025.
QUAIS SÃO OS PRÍNCIPIOS DO PORTAL?
- Imparcialidade.
- Transparência.
- Incentivo à comunidade.
- Respeito autoral.
- Inclusão.
CONTE MAIS SOBRE O PORTAL?
Com 12 membros fundadores entre os colaboradores, o Portal MV em Ação tem como linhas editoriais jornalismo cultural, bastidores da comunidade, divulgação e crítica. Ainda que não seja um portal com intenção profissional ou comercial, o MV em Ação tem como objetivo falar e divulgar obras, premiações, webemissoras, autores e movimentos que se tem na comunidade. Uma ideia que é base no portal é que o MV em Ação não ia ser um jornalismo trabalhado só em uma webemissora ou canal de comunicação, mas sim em toda a extensão no geral da comunidade Mundo Virtual, que são pessoas e grupos que curtem narrativas e, por diversão e descontração, postam suas histórias, artes, poemas, contos, crônicas e fanfics para a comunidade saborear.
O blog contará com ideias de quadros como matérias/reportagens, resenhas, apoio ao autor, entrevistas, revisitando o passado e o "Fala, leitor!". Os canais de comunicação do portal com o MV constam o próprio blog, suas redes sociais (Facebook e Instagram), e-mail e formulários (caso aconteçam). O Portal MV em Ação dão abertura de lugares de divulgação para o próprio MV como na lista de links de sites de webemissoras ainda em funcionamento, as próprias redes sociais e em outros lugares.
