Para você que quer escrever histórias com IA e abandonar de vez a procrastinação e bloqueio criativo, saiba que já tem gente se aventurando nesse meio. Mas será que vale a pena deixar a ferramenta destrinchar a história que você mesmo não consegue escrever – e muitas vezes, não saberá corrigir?
![]() |
| "O sol ainda é manso". O sol nunca é manso no Rio de Janeiro, GPT |
Bem, depois de pesquisar e usar bastante o Chat GPT para os meus trabalhos, resolvi montar uma lista sobre o porquê escrever histórias 100% com IA (ou 99% e aquele 1% miserável) pode dar errado (se você não for um bom escritor). Se achar que o texto está muito longo, peça para o GPT resumir. Vamo que vamo!
1. Quem não domina escrita percebe menos quando o texto é ruim
A IA pode cometer erros, e ultimamente, até erros gramaticais, o que acende o alerta sobre como estamos alimentando a inteligência artificial. O problema é que, ainda assim, ela pode escrever textos bonitos, aparentemente bem escritos, que fazem qualquer pessoa sem repertório narrativo achar que o texto está bom. E publica assim mesmo, sem filtro. E depois fica difícil desver.
![]() |
| "Se eu descobrir que o texto foi feito de IA, não tem jeito eu vou reclamar" |
Lembre-se que a IA:
- Repete estruturas
- Resolve conflitos rápidos demais
- Se estende ao infinito e além
- Não entende subtexto
- Não percebe quando uma cena está morta
- Nem quando um diálogo soa artificial
Isso tudo é você, como escritor, que vai perceber e moldar a IA para te ajudar como assistente, não como escritor substituto. Se você não sabe onde cortar, o que reescrever e quando desconfiar, a IA vira autora — e você vira espectador do próprio texto.
Segundo o autor João Paulo Ritter (Laranjal), escrever 100% via IA é "atestado de incompetência e de humanidade nula. Ou inumanidade porque só uma pessoa que não é pessoa pra não saber contar uma história. O ser humano narra história desde antes da primeira civilização, desde antes da revolução agrícola. Em 2025 a pessoa não saber pensar numa historinha qualquer."
2. Prompt bom não substitui visão narrativa
Eu sei que você já usou o GPT para escrever roteiro de filme com ator ganhador do Oscar, mas nem o prompt mais babadeiro teria ajudado. Sinto muito. Escrever histórias 100% com IA requer um pouco de domínio sobre narrativa, progressão, coesão textual, e alguma experiência com o audiovisual para entender quando uma cena se torna longa demais ou o enredo se perde no meio da história.
Não duvido que alguém já escreveu contos com o Chat GPT, afinal já houve casos de gente que ganhou dinheiro escrevendo livros com a ferramenta. Mas vale lembrar que também existem leitores/espectadores que não entendem sobre o que é uma boa história e dão audiência até para novelas que testam a nossa paciência.
Mas também não serei radical. Se você der uma de Will Smith no filme Eu, Robô e perguntar à IA se ela conseguiria escrever uma história completa, sem erros e com boa progressão textual, ela poderia te rebater: "você consegue"?
3. Ou você é um escritor melhor que a IA, ou não é
Vi essa frase em algum lugar durante minhas pesquisas e é perfeita, 10/10 na escala hit. Se tem alguém usando 100% da IA e resultando em histórias ruins, a culpa não é da inteligência artificial. A culpa é de quem não se esforça em aprender a escrever e ainda força a IA a engolir lixo literário.
Ou seja, ninguém escreve uma bela história 100% com um GPT da vida sem ter base de conhecimento para apontar os erros. Como diria Melqui Rodrigues, "Acredito que a IA é uma ferramenta poderosa que auxilia sim na sua escrita- seja na correção gramatical ou em alguns processos criativos-, mas ela nunca pode ser substituída pela interação humana."
Qual a melhor forma de usar a IA para escrever histórias?
Antes de tudo, lembre-se que é você que vai contar a história, entender os conflitos e seus personagens. A IA ajuda a expandir, variar, refinar, além de:
- destravar cenas;
- sugerir diálogos alternativos;
- reorganizar trechos;
- apontar inconsistências;
- sugerir nomes de lugares ou de pessoas;
- julgar você ou te elogiar.
É isso, gente, escrever uma história 100% com IA não existe na prática se você for um bom escritor, já que você vai identificar os erros e moldar da sua forma. Lembre-se que não é a IA que vai dominar o mundo, e sim, quem dominar a IA.





