"O tempo não tem dó. Ele passa... e leva com ele o brilho das promessas, o calor das amizades e as máscaras de quem muda conforme o lugar. No fim, só fica o silêncio e a verdade que ninguém quis enxergar..."
A Web Emissora Nobre Trama marca sua estreia no MV, com a Web Novela "O Tempo Não Volta", assinada por João Monteiro. A trama estreou nesta segunda (05), no YouTube. (Acesse a Comunidade).
Hoje (9/01), o Portal MV em Ação tem o imenso prazer de entrevistar o premiado autor sobre a sua mais nova obra.
![]() |
| Logo / Banner da Nobre Trama |
JOÃO MONTEIRO: Eu estive doente nessa virada, então fiquei em casa mesmo e não escrevi nenhum capítulo durante esses dias. É uma novela que está sendo escrita em tempo recorde porque foi uma encomenda de última hora. Ela estreou com pouca frente de capítulos...uma verdadeira obra aberta, o que aliás não é frequente acontecer com as minhas novelas. Mais um desafio que aceitei e tem sido um verdadeiro teste à minha criatividade.
SHAY LUNA: Ahh que situação chata. Espero que esteja melhorando e se recupere prontamente.
JOÃO MONTEIRO: Obrigado.
SHAY LUNA: Suas obras são bem populares no MV, principalmente nas web emissoras hospedadas em blogs. "O Tempo Não Volta" é sua primeira experiência, escrevendo para o YouTube? Como foi desenvolvê-la para esse novo formato e quais desafios você encontrou?
JOÃO MONTEIRO: Sim, é a primeira pro YouTube. Bom, eu tive que me adaptar. Decidi utilizar um método que vem dando certo até agora. Existe a versão do YouTube e existe a versão em roteiro profissional no meu arquivo em que três capítulos correspondem a um só originalmente.
SHAY LUNA: Qual parte você sente que está sendo mais desafiador nesse novo formato? Diminuir ou aumentar o número de episódios, o ritmo da trama, o desenvolvimento de personagens?
JOÃO MONTEIRO: O ritmo, sem dúvida.
SHAY LUNA: Pode nos contar um pouco da sinopse de O Tempo Não Volta?
JOÃO MONTEIRO: É a história de duas amigas de infância que se reencontram trinta anos depois e percebem que a vida delas tomou rumos diferentes e que essa amizade se diluiu com o tempo. O grande conflito acontece quando o marido de uma se apaixona pela outra e a discussão é precisamente esse dilema da mocinha. Ela está traindo uma amiga ou uma mera conhecida?
SHAY LUNA: Nossa, realmente é uma situação bem cabulosa. Inclusive chamou atenção a frase da chamada, "O Tempo passa... e leva com ele o calor das amizades.
Visto que ela está sendo escrita mais recentemente, você já tinha a ideia desse enredo há muito tempo ou você precisou buscar um apoio criativo afim de que ela ficasse pronta a tempo da exibição? (pelo menos os primeiros capítulos)
JOÃO MONTEIRO: Eu tenho sempre comigo uma caixa cheia de anotações e recorri a ela para colher ideias. Além disso, na semana do convite eu tinha escutado uma música na rádio do carro que falava justamente sobre uma amizade de infância que termina na infância, essas duas pessoas seguem rumos diferentes e elas ficam imaginando o que aconteceu com cada uma durante o tempo que passou.
SHAY LUNA: Que legal, nunca pensei que uma música pudesse inspirar praticamente o tema principal da web novela. Você lembra ainda o nome da música?
JOÃO MONTEIRO: Lembro... É uma música portuguesa chamada "Lembras-te de mim?"
SHAY LUNA: Pode contar também um pouco das suas inspirações para essa trama?
JOÃO MONTEIRO: Me inspiro sempre na vida e nas novelas que assisto (que são muitas). Não sou aquele tipo de autor que bebe referências de filmes ou séries estrangeiras. Eu como estrangeiro estou escrevendo para um público brasileiro e procuro utilizar coisas que esse povo conhece e possa se identificar.
SHAY LUNA: Olha, isso é bem bacana. Também penso que as novelas são a maior referência em cultura de um país. Alguma em específica, te deu mais base para esse novo projeto?
JOÃO MONTEIRO: Olha, essa não teve referências de outras novelas não ao contrário das outras. Talvez eu tenha me auto referenciado um pouco, porque escrevi uma novela antes, que por questões de agenda da emissora vai acabar estreando depois de O Tempo Não Volta, em que um dos temas centrais era a amizade.
SHAY LUNA: Isso é bem interessante. Amizade em si, é um tema legal de abordar e ao mesmo tempo, tem sua complexidade, não é? Duas ou mais pessoas diferentes.
E aproveitando esse gancho, gostaria de saber mais sobre os personagens de O Tempo Não Volta. Visto que a amizade entre Giovanna e Júlia é uma das espinhas dorsais, como você aprofundou as duas personagens, para que, um favoritismo do público não caísse sobre uma ou sobre outra? É claro, se o seu objetivo for ao contrário.
JOÃO MONTEIRO: Meu objetivo é o público gostar de ambas. A Julia é mais fácil de ser compreendida, já com a Giovanna a situação é mais complexa. Segundo feedbacks que recebi, estou conseguindo construir uma Giovanna que não será julgada negativamente.
SHAY LUNA: Que ótimo. Estou bem ansiosa para ver e acredito que o público também vai estar para o desenvolvimento dela.
E a respeito do Tony? Já no primeiro capítulo, nos é apresentado a situação que ele se coloca perante suas "companheiras". Ele também tem como ser "aceito" pelo público "babaca" que trai a esposa?
JOÃO MONTEIRO: O Tony é um perfil mais complicado. Penso que o público não vai gostar tanto assim dele por não ser um mocinho correto, mas talvez os leitores acabem gostando conforme a evolução do personagem para uma espécie de redenção.
SHAY LUNA: Isso é bem curioso.
E qual o tipo de protagonista que você mais gosta de criar? O "gente boa" ou o dúbio? E qual você acha o mais complicado de desenvolver, afim de também conquistar a empatia do público?
JOÃO MONTEIRO: Meus protagonistas têm bom caráter, mas têm falhas também, além de que têm personalidade forte. Justamente por ser minha praia esse tipo de personagens, escrever uma mocinha "burra" e passiva seria uma tarefa difícil pra mim.
Porém, nesse caso Giovanna, Tony e Julia são dúbios. Tony tem uma falha de caráter grave, porque traição demonstra isso. A Giovanna é extremamente humana, daí a sua dubiedade. No caso da Julia, ela é um mistério, não posso revelar detalhes sobre ela para não estragar a surpresa.
SHAY LUNA: Muito interessante você dizer isso. Há quem diga que esse tipo de personagem é mais fácil de criar. Estamos só na primeira semana da trama, mas saber que Júlia é uma incógnita que iremos desvendar com o passar dos capítulos, aumenta mais ainda a expectativa.
Para além da amizade e o dilema proposto, há mais temas que você abordará em O Tempo Não Volta? Poderia dar um pequeno "spoiler" de algum personagem que vá representar esse tema.
JOÃO MONTEIRO: O vício em drogas será um tema abordado, mas através de uma personagem que foi usuária no passado e o quanto isso destruiu a relação que ela tinha com a filha. As personagens são Keyla, amiga de Giovanna, e Sabrina que vai surgir nos próximos capítulos.
SHAY LUNA: Nossa, esse é um assunto bem delicado e muito importante. Como foi para você debater esse tópico, enfatizando principalmente as consequências nas relações?
JOÃO MONTEIRO: Ainda não escrevi essas cenas, mas prometem ser intensas.
SHAY LUNA: Imagino. E vamos preparar o coração e os lenços.
Como você mencionou no início, "O Tempo Não Volta" sendo uma obra aberta, você acha que o andamento e o desfecho pode sofrer alterações por influência dos leitores? (Como às vezes acontece numa novela da TV)? Ou algum outro fator?
JOÃO MONTEIRO: O andamento acho que não, porque a trama já tá completamente planejada, mas o desfecho com certeza.
SHAY LUNA: Muito legal, então vamos ler e comentar bastante, galera.
João, muitíssimo obrigada por dispor do seu tempo para essa entrevista. Mais uma vez, melhoras para você. Deixo esse espaço, para suas considerações finais. Fique à vontade.
JOÃO MONTEIRO: Obrigado pela entrevista, Shay. Foi uma delícia poder compartilhar detalhes dos "bastidores" da novela.
Gostaram de saber mais sobre a Web Novela?
O Tempo Não Volta é exibida nas Segundas, Quartas e Sextas, às 20h, na Comunidade da Nobre Trama. Acompanhe os primeiros capítulos aqui e não deixem de comentar nos capítulos. Isso é muito importante para o autor, receber o feedback de seus leitores.

.png)

Parabéns pela entrevista, Shay e João! A entrevista foi excelente e gostei de conhecer o processo criativo do autor ♡
ResponderExcluir